domingo, 2 de dezembro de 2012

A verdadeira vitória em Cristo



1ºCoríntios 15:57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.
Introdução:
Hoje em dia vemos muitos cristãos brasileiros declarando Vitória em Cristo. Ficaríamos felizes se estes estivessem realmente declarando sobre a Vitória que Cristo nos dá, no entanto, é triste ver que estes irmãos estão declarando vitórias que na verdade não são condizentes com o que a Bíblia fala. A Vitória que é citada neste versículo é uma só e está bem clara. A vitória material (leia-se teologia da prosperidade) não é encontrada em qualquer parte da Bíblia e ao contrário, vemos claramente que quem serve ao “deus” Mamom não pode servir aO Deus Verdadeiro, Criador dos céus e da Terra, O Grande Eu Sou.
O versículo de hoje nos fala sobre uma vitória que pode ser sua e minha. E esta é a única Verdadeira Vitória! Este versículo permite-nos saber que as verdadeiras vitórias não são apenas algo que aconteceram com as pessoas que viveram há muito tempo atrás. Na verdade, este versículo nos ensina que a verdadeira vitória pode ser uma experiência viva e atual, basta que procuremos por ela ao invés de procurarmos outras vitórias que nada significam para Deus.
Paulo havia escrito sobre a ressurreição dos mortos neste capítulo. Aparentemente, alguns dos coríntios estavam duvidando da ressurreição de Cristo. Isto, antes de mais nada serve de prova de que a Igreja de Corinto estava longe de ser uma Igreja Perfeita e muito menos de ser um modelo pelo qual devamos nos guiar para termos nossas Igrejas hoje. Eles tinham dons do Espírito, falavam em línguas, oravam, profetizavam, curavam… mas haviam muitos dentre eles que duvidavam de um ponto fundamental na fé cristã que é a morte e ressurreição de Jesus Cristo.  Paulo escreve para ensiná-los, e a nós, que a ressurreição de Jesus é um evento real e que a Sua ressurreição dentre os mortos pode dar a Verdadeira Vitória em nossas vidas.
Este texto nos mostra que a Vitória em Cristo é uma só e ela se manifesta em três áreas específicas onde Jesus pode e vai lhe dar a Vitória absoluta, bastando que você creia nEle como único e suficiente Salvador e Senhor de sua vida.
1. A Vitória sobre a Morte
Paulo usou este capítulo inteiro para nos dizer que quando cremos em Jesus é dado aos que crêem n’Ele a vitória absoluta sobre a morte! Ao enfrentar a Sua morte e depois ter Sua ressurreição, Jesus tirou o poder final da morte.
Um menino aconchegou-se no colo de sua amorosa mãe num dia quente de verão. Ele queria apenas estar ali, abraçado com ela, mas logo em seguida, o menino ficou com medo e tentou se esconder junto à mãe.
A mãe vendo o que estava acontecendo perguntou: “Qual é o problema , filho? “
E o garotinho disse: “Oh, olhe Mamãe, veja aquela abelha! Olha esta abelha zumbindo ao meu redor. Mamãe, mamãe, eu estou com medo de que a abelha me pique.”
A mãe amorosa fala: “Ah, filho, você não precisa ter medo desta abelha.”
“Bem, mamãe, mas essa abelha vai me picar”
“Não, não, não, filho. A picada dessa abelha não vai arder em você, você não precisa ter medo.”
“Por que mamãe?”
A mãe então estendeu a sua mão e mostrou-a ao menino. Nela havia um ferrão de abelha e então ela disse: “Filho, você não precisa ter medo daquela abelha, esta abelha já picou a sua mãe e por isto não poderá picar você. Eu tenho o ferrão dela em minha mão.
Assim também é com a vida de quem está salvo em Jesus. A morte não pode mais nos atingir, seu ferrão está cravado na mão de Jesus que agora tem o poder sobre a morte e nos dá a verdadeira Vitória.
A morte é um dos maiores medos dos seres humanos. Nós não falamos muito sobre isso, mas o pensamento de que num piscar de olhos podemos morrer enche muitos corações com medo! Mas, os cristãos não precisam temer a morte! Se você conhece a Jesus Cristo como seu Amigo e Salvador pessoal, saiba que Ele tem em Sua mão o ferrão da morte que poderia atingir a você e a mim.
1ºCoríntios 15:55-56 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
A morte física vem para todos nós, mas esta não precisa ser temida pelos cristãos!
Hebreus 09:27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Se você é salvo em Cristo Jesus, a morte é apenas a sua entrada na presença eterna de Deus, portanto, é um momento de alegria sem igual.
2ºCoríntios. 5:1-8 1 PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;  Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor ( Porque andamos por fé, e não por vista ). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
2ºTimóteo 4:6-8 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
Se, no entanto, você está perdido e não crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor de sua vida, então amigo, você tem boas razões para temer a morte!   Pois a morte não é a sua porta de entrada para a Vitória (a Vida Eterna no Céu), mas é a sua porta de entrada para a condenação eterna no fogo do inferno!
Todos aqueles que colocaram sua fé em Jesus não precisam temer a morte. Ele venceu por todos nós. Ele já tirou o ferrão da nossa morte! Ele deu a Sua Vitória sobre a morte para todos os que são Seus filhos, bastando que creiamos NELE e aceitemos que este sacrifício foi real e definitivo! Se você hoje já é um crente, agradeça agora a Deus porque você já tem o acesso a esta Verdadeira Vitória em Cristo!
2. A Vitória sobre o Pecado
Paulo menciona o problema do pecado no versículo 56. É o pecado que todos nós temos que exige a nossa decisão.
Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
É o pecado que está entre nós e o Senhor.
Isaias 59:2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
É o pecado que nos cega para a forma de justiça e santidade de vida que é definida por Deus e que nos dará a Vitória.
2ºCoríntios 4:4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
É o pecado que está destruindo sua vida meu amigo! É o pecado que trabalha em seu corpo e que impulsiona você a viver uma vida miserável e má.
Efésios 2:1-3 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
É o pecado que irá se utilizar de você, controlar as suas vestimentas e que ao final irá deixá-lo vazio, amaldiçoado e condenado! O pecado é o seu problema! E antes que você afirme que nunca pecou, saiba que a Bíblia é clara ao declarar:
Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Portanto o pecado é o problema de cada ser humano no planeta. É o pecado que você precisa vencer para ser realmente Vitorioso!
O pecado é a razão pela qual Jesus veio a este mundo, viveu e morreu na cruz. É a Sua morte, que proporciona aos pecadores a Vitória contra seus pecados e lhes dá uma nova vida em Jesus.
Romanos 6:6-18 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Jesus nos dá a vitória sobre o pecado, porque Ele pagou o preço pelos nossos pecados com Seu próprio sangue. Ele morreu para libertar os cativos do pecado e da morte. Amigo, saiba que Ele morreu para te libertar! Isto é o que nos garante a Vitória em Cristo.
Você não tem que permitir que o pecado possa destruir a sua vida e te condene a morte eterna no inferno. Entregue-se a Deus e você será salvo! Ele vai receber você. (João 6:37).   Ele vai morar em você e mudar sua vida. (2ºCoríntios 5:17) Lembre-se que o pecado vai “prendê-lo, cegá-lo e te dominar”, mas mesmo assim ele não tem a vitória, pois a Verdadeira Vitória só é encontrado no Senhor Jesus!
Portanto, a Vitória em Cristo que nos livra do pecado, também é a mesma Vitória em Cristo que nos livra da morte! A Vitória em Cristo é uma só, é definitiva e é eterna!
3.A Vitória sobre a Condenação
Quando a Bíblia fala da morte sendo a sentença sobre o pecado (Rom. 6:23) ela não está se referindo a morrer fisicamente e ir para o cemitério. Ele está se referindo ao que acontece com o pecador após a morte. Saiba que cada pessoa que deixa este mundo sem Jesus Cristo vai para um lugar horrível chamado Inferno.
Salmo 9:17 Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.
Ninguém quer pensar sobre os perdidos que após a morte física aqui na Terra vão para o inferno, mas saiba que isto é uma realidade! Não dá para tapar o sol com uma peneira e fingir que nada acontece. Não dá para acharem que está tudo bem e que como “Deus é Amor” (e é), Ele irá ser bonzinho e tirar a pessoa do inferno. Também não dá para pensar que a pessoa terá uma nova chance numa nova vinda a Terra, pois a Bíblia é clara ao afirmar que ao homem é dado morrer uma só vez, vindo depois disto o julgamento (Hebreus 9:27)  Mas, a ida para o inferno não tem que ser seu destino! Porque? Porque Jesus Cristo veio a este mundo, morreu para pagar pelo seu pecado e pagou o preço por você, você pode ser salvo dos seus pecados e da condenação do inferno. Não há nada que esteja entre você e a não condenação por seus pecados, basta uma simples declaração de fé! (Rom. 10:13; João 6:47, Atos 16:31). Isto sim é que é uma grande prova de amor de Deus por nós! Isto é a Verdadeira Vitória que nós temos!
Eu louvo ao Senhor, que nenhum indivíduo salvo necessita ter medo das chamas do fogo do inferno. Eles estão e sempre estarão cobertos e protegidos deste futuro terrível através da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo! Quando esta vida terminar, você que creu em Jesus Cristo como Salvador de sua vida, vai se encontrar com Jesus, Ele é o único local de segurança e de salvação (1ºJoão 5:12). Ele é a nossa Verdadeira Vitória!
Portanto, a Vitória sobre a condenação é na verdade a Vitória sobre o pecado e a morte, já que a condenação seria o resultado natural de nosso julgamento após nossa morte física. A Vitória em Cristo é uma só, é definitiva e é eterna!
Conclusão
Meu amigo, você não está lendo este artigo por acaso. Deus te trouxe até ele para que você possa ouvir sobre qual é a Verdadeira Vitória que só pode ser encontrada no Senhor Jesus Cristo. Você confia nEle pela fé? Você está andando na Sua Vitória em sua vida?   Você é salvo e está indo (com certeza) para o Céu? Se você morresse agora, teria a certeza de que iria fugir do inferno e iria para o Céu? Amigo, você precisa estar certo disto!
Talvez você fosse mais um que achava que a Verdadeira Vitória em Cristo fosse algo material, para a vida aqui na Terra. Talvez você pensasse que fosse a questão de riquezas materiais, de saúde, de alegrias, de bons amigos. Talvez você pensasse que a Verdadeira Vitória seria tantas outras coisas. Se você se enquadra nestes “Talvez”, saiba que sua vida está é numa tremenda bagunça. Você hoje está tomando conhecimento de que não está certo com Deus. Você agora já sabe que se você morresse sem crer em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor de sua vida, você iria para o inferno eternamente.
Amigo, isto não tem que ser assim! Se você vier a Jesus pela fé e aceitar a Sua morte e ressurreição, como pagamento pelos seus pecados, você será salvo. O Espírito Santo virá habitar em seu coração, Ele vai mudar a sua vida e você vai ter um lar no céu quando você deixar este mundo. Não é isso que você quer? Ele pode ser seu! A Verdadeira Vitória pode ser sua hoje, no entanto só você pode decidir isto. Você quer tomar sua decisão?
Seja qual tenha sido a sua relação com Deus até hoje, se você entendeu qual é a Verdadeira Vitória que Ele te oferece de graça hoje, saiba que Ele está chamando você para ir até Ele, então eu te desafio e te incentivo a obedecer a Sua voz. Basta fazer o que Ele está chamando você para fazer e Ele vai honrar a sua resposta de fé!
E então você viverá junto conosco a Verdadeira Vitória em Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...