quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Que homem é esse?



Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
Nesta oportunidade vamos meditar na Palavra de Deus no evangelho de Mateus 21.1-10
1-    Quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
2-     Ide ã aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei- mos.
3-    E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei: O Senhor precisa deles; e logo os enviará.
4-    Ora, isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta:
5-    Dizei ã filha de Sião: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de animal de carga.
6-    Indo, pois, os discípulos e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7-    trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram os seus mantos, e Jesus montou.
8-    E a maior parte da multidão estendeu os seus mantos pelo caminho; e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
9-    E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas
10-                      10- Ao entrar ele em Jerusalém, agitou-se a cidade toda e perguntava: Quem é este?
Quando olho para o relato de Mateus sobre a entrada triunfal de Jesus, tenho consciência da realidade da declaração feita pelo treinador.
Diante deste quadro eu aprendo o seguinte:
Não se deixe seduzir pela glória aparente. Jesus esta chegando à Jerusalém. O povo faz uma grande festa. Todos à sua volta. Eles exaltam e celebram-no. Estão tratando-O como uma grande celebridade.
O povo reconhece que Jesus vem em nome do Senhor. Enchem-no de glória. Cantam a celebrar e a louvar a Deus por sua presença ali. Mas Jesus não se deixa seduzir pela glória aparente, pois esta sempre foi, é e será passageira.
Não se deixe vencer pelo descaso com que lhe tratam. No início do texto utilizei a declaração de um treinador de futebol português e a utilizei por causa disto. Vejam a multidão toda exultando por causa de Jesus, mas vejam o que se segue. Em meio a toda alegria e louvor, subitamente o Senhor torna-se um ilustre desconhecido. Vejam a pergunta que surge: “Quem é este?” Algo feito meio com desdém!
O que é fantástico aqui é que não podemos ser seduzidos pelos aplausos, mas também não podemos nos deixar vencer pelo descaso dos outros. Quantas vezes já passamos por situações assim, onde nos olham e dizem, mas quem é este?
Vejamos agora  as sete passagem bíblica que assinala a grandiosidade de Jesus, na Bíblia:
1 – Era tarde, Jesus cansado de ensinar a multidão disse aos seus discípulos: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; Porém, levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. Mas Jesus estava sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E os discípulos sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros:
2 – Por onde ele passava, o povo perguntava: quem é este? Alguns perguntavam com ironia, como a dizer que ele não era importante. Outros perguntavam com expectação, pelos seus tão grandes sinais e maravilhas e outros ainda o olhavam com admiração, por reconhecer nele o Messias Salvador. Para os fariseus, ele era um blasfemo e pecador, que queria desfazer do judaísmo. Para os romanos, ele era apenas mais um desordeiro nacional. Para o povo, ele era apenas um dos profetas. Para Pedro, ele era o Cristo, o Filho do Deus Vivo! E para todos que sentiram o seu toque de amor, ele sempre foi o Senhor e Salvador! Ele é o Senhor dos Exércitos! Ele é o Rei da Glória!
3 – Para Marta e Maria, Jesus era a ressurreição e a vida! Quando o seu irmão Lázaro estava doente, elas, que sempre serviram ao Mestre, mandaram chamá-lo, porém ele estava longe e ainda demorou-se naquele lugar e quando chegou a Betânia, Lázaro estava morto há quatro dias! Quem podia dizer que havia esperança? Mas quando ele chegou disse a Marta: não te hei dito se creres verás a glória de Deus? Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim ainda que esteja morto viverá! E chegando ao túmulo, mandou que tirassem a pedra e clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora! E naquela mesma hora, Lázaro saiu com vida, porque quando Jesus fala, até os mortos ouvem a sua voz!
4 – Para a mulher adúltera, Jesus era o perdão. Oh, querida igreja, paremos um pouco e pensemos nas nossas próprias vidas antes de aceitarmos a Cristo, triste não? Imagine agora a vergonha daquela mulher, apanhada em adultério, diante do Deus vivo encarnado. Ela uma pecadora, ele sem pecado e os seus acusadores prontos para apedrejá-la!... Mas ele, com o seu amor, o seu olhar de ternura, sua voz serena, mas cheia de autoridade lhes diz: quem estiver sem nenhum pecado, atire a primeira pedra! E o povo vai se dispersando do maior ao menor! E hoje, este homem está aqui e ele é perdão nesta tarde! Arrepende-te! Confessa ao Senhor e sentirás o seu perdão, o seu amor na tua vida!
5 – Que homem é este? Para a viúva de Naim, Jesus era a consolação! Quando ela seguia com uma grande multidão para enterrar o seu único filho, seu coração era só tristeza, angústia e dor. Quem poderia consolar o coração daquela mãe, agora sem esperanças na vida? Mas eis que ao seu encontro vem outra grande multidão. Uma multidão diferente: todos cantam e se alegravam, porque Jesus estava presente. E ele, com seu olhar de ternura contemplando aquele coração angustiado, disse-lhe: Não chores! E disse ao moço: levanta-te! E o morto ressuscitou e Jesus entregou-o à sua mãe!
6 – E este mesmo Jesus é o que está aqui nesta tarde! Ele é o Deus do impossível, o Deus das grandes proezas! O Senhor Jeová Shalom, aquele que traz paz para o teu coração! O que perdoa as tuas iniqüidades e sara as tuas enfermidades! O gigante tem se levantado? Ele é maior que qualquer gigante na tua vida! Este homem das mãos furadas tem poder salvar, libertar, operar maravilhas, basta tão somente que tu creias neste homem
Seja você mesmo independente da circunstância. É interessante ver que uns exaltam, outros não sabem e não querem saber quem é Jesus, mas Ele continua do mesmo jeito. Não muda sua postura para agradar a ou b. Ele simplesmente é o que é. A isto se chama integridade. Alguém que não se parte que não age segundo as circunstâncias. Ele é inteiro e age com alegria e graça, mas convivem com tudo e todos sem se deixar levar pelas circunstâncias.
Eu preciso aprender a ser eu mesmo independente das circunstâncias. Necessito aprender a ser diante do brilho e do ostracismo. Devo ser o mesmo sem me vender para agradar quem quer que seja neste mundo.

Que possamos aprender com Jesus que nunca se deixou influenciar pelos elogios ou pelo desprezo que lhe foi atribuído.

Presbítero Janio Santos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...