quarta-feira, 11 de julho de 2012

O LAGO DE FOGO - Uma Análise Bíblica da Doutrina sobre a MALDIÇÃO ETERNA! (Parte III)

Parte I            Parte II        parte IV
MAS NÃO O INFERNO
Quando Deus criou os céus e a terra, o céu inferior e intermediário estavam incluídos, e estamos firmemente convencidos que o céu atmosférico e o céu planetário foram criados naquele tempo, e possivelmente também o terceiro céu. Notamos que a palavra “shamayim” está na forma plural, os céus. É interessante, mas não de admirar, que o inferno nem é citado no relato original da Criação. A bíblia simplesmente diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra” – não se faz referencia ao inferno.

O inferno foi deixado de lado intencionalmente. Naturalmente o Deus onisciente sabia que o pecado viria e que também seria necessário um inferno; mas antes que o pecado viesse ao mundo, não havia inferno, e Deus não tinha providenciado um inferno em sua Criação. Ele foi criado somente mais tarde.

DESDE QUANDO EXISTE UM INFERNO?Agora pode surgir a pergunta, quando Deus preparou o inferno? Realmente não podemos responder essa pergunta com certeza, mas deve ter sido após a queda dos anjos. No livro de Jó lemos que os anjos, ali chamados de estrelas da alva, estavam presentes na Criação original do mundo. É de se supor que essa terra original foi o local de habitação dos anjos por milhões e milhões de anos. Mas Lúcifer, um arcanjo, o líder desses exércitos celestiais, rebelou-se contra Deus Todo-Poderoso e levou junto consigo nessa rebelião uma parte das miríades de anjos. O triste final foi que eles foram expulsos tanto da terra de então como do céu. Uma parte desses “anjos caídos” encontra-se agora em um lugar chamado “tártaro”(2 Pe. 2.4).

Lembre-se da queda do anjo que levantou o seu punho fechado contra Deus e, com avultado número de outros anjos, tentou derrubar Deus de seu trono: algo deveras irracional e impossível. Fora, e bem longe do terceiro céu (II Co. 12:1-4) onde eles se encontravam, ficaram bem mais próximos da Terra, no 2° céu – o universo dos corpos celestes:


“...nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR, do Espírito que agora atua nos filhos da desobediência”(Ef. 2:2)

Dessas regiões estelares – em virtude das boas-vindas que os “filhos da desobediência” lhes dão – tem permissão de atravessar o primeiro céu – o espaço atmosférico – e agir nos homens não salvos por Cristo: os filhos da desobediência.

Lembrem-se do registro bíblico sobre a queda deles do terceiro céu para as regiões celestes ou 2° céu. Paulo os chama de “Potestades do Ar”- de onde avistam a Terra como seu alvo principal:

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu:acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”(Is. 14:12-14).


Quando o Rei de Tiro se exaltou, proclamando-se (Ez. 28:2-6), Deus revela a Ezequiel a origem de Satanás:

“Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

Na multidão do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que contemplem”(Ez. 28:13-17).


A BÍBLIA FALA DO LANÇAMENTO DESSES ANJOS CAÍDOS,
DE MANEIRA VERAZ E DIGNA DE TODA ACEITAÇÃO:

“Houve peleja no céu. Miguel e seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim foi atirado para a Terra e, com ele, os seus anjos.

“Então ouvi grande vós do céu proclamando: “Agora veio a salvação, o poder, o reino de nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante de nosso Deus.

“Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram, e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus, e vós os que neles habitais. Ai da Terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta”(Ap. 12:7-12)


Notem que, logo após a vitória do arcanjo Miguel e seus anjos sobre o dragão (Satanás) e seus anjos, ele vai ser expulso do 2° céu, onde se encontra, e vai se atirado sobre a Terra com todos os seus anjos – alguns milhões provavelmente. É a aterrissagem em massa, que esses extraterrestres e seu príncipe Satanás, proclamam acontecerá brevemente para, com enganos nunca vistos, “salvar” o nosso planeta! Mas, sobre os redimidos de Deus, a Bíblia diz:

“Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram, e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus, e vós o que neles habitais”(Ap. 12: 11,12a).


O primeiro poder superior a detê-lo está aí no v. 6: O QUE, isto é: AQUILO QUE. a palavra grega que traduzimos por AQUILO QUE, é uma palavra neutra, não se refere a pessoas. É a palavra TÒ KATÉKON, isto é:


ALGO está impedindo a manifestação ou a proclamação do Filho da Perdição ao mundo. Há ensinos bíblicos que nos autorizam a dizer que esse ALGO é a presença da Igreja de Jesus ainda no mundo, na tarefa ingente de aprontar a NOIVA do CORDEIRO para o encontro com Cristo, o NOIVO da igreja dos redimidos de Deus.


O segundo poder superior que está detendo o Anticristo, é uma pessoa- AQUELE QUE. A palavra grega que traduzimos por AQUELE QUE é uma palavra que se aplica a pessoas: Ó KATÉKWN, isto é: Há uma pessoa também que está impedido a manifestação ou o aparecimento do Homem da Iniqüidade. Esta pessoa é o Espírito Santo, ainda presente na igreja, verdade de fácil demonstração na Bíblia.

Quando o Espírito Santo sair da Terra, levando a IGREJA ao encontro de Jesus, no dia do arrebatamento, o filho da Perdição se revelará ao mundo para governá-lo! Tudo está claro em II Tessalonicenses 2:6-8. Portanto, enquanto a igreja e o Espírito Santo estiverem aqui,o Antideus não pode se proclamar. Leia o leitor “The Declaration” (que eu traduzi por “A Proclamação”). As conclusões são óbvias ao vermos as revelações sobre ele na Palavra de Deus. Esta é a hora em que o Espírito e a noiva dizem a Jesus: “V E M!”

Deus não criou os homens para o inferno, nem preparou o inferno para os homens. Se um homem, apesar disso, vai para o inferno, então somente porque ele se decide por isso, rejeitando e desprezando o maravilhoso dom da graça de Deus, seu amor e a salvação em Cristo Jesus. Ninguém poderá responsabilizar Deus por ter ido para o fogo do inferno e por sofrer ali durante toda a Eternidade. Você poderá ouvir o “Vinde Benditos de meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Reparem que o Reino Bendito está preparado desde a origem do universo. Você pode escapar de ouvir o “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25.41)

HÁ SOMENTE DOIS SENHORESHá somente dois lugares que podemos ter como destino, ou o céu ou o inferno. Há também somente dois senhores, Cristo e o diabo – e tu e eu somente podemos servir a um deles, ou a Jesus ou a Satanás. O Senhor Jesus diz: “Ninguém pode servir a dois senhores”. Se tu serves a Cristo na Terra, também é certo que passes a Eternidade no céu, com ele, a quem servistes.

Mas se preferes servir ao diabo, rejeitando a aceitação da salvação em Cristo, pergunto-te uma vez uma vez seriamente: “Nesse caso também não é justo e certo que passes a Eternidade lá onde o teu mestre, o diabo, a quem escolheste servir?” A quem queres culpar se estiveres naquele terrível lugar, preparado para o diabo e seus anjos, se tu mesmo tomaste a decisão da tua vida?

Pensa seriamente a respeito, antes que seja tarde para sempre.

Não sabemos em que tempo foi preparado esse lugar de tormento. Mas uma coisa é clara: que sua preparação tornou-se necessária por causa do pecado, principalmente por causa da queda dos anjos, para o castigo eterno do diabo, dos seus anjos e de todos os homens que preferem servir a ele, o inimigo de Deus, ao invés de aceitarem a salvação, que lhes é oferecida pelo Filho de Deus. Por isso, não seria melhor aceitar agora a Jesus como Salvador da tua alma, enquanto tratamos desse assunto?


Quão terrível deve ser ter que passar uma longa Eternidade na companhia do diabo nas mais profundas trevas!

O inferno nunca foi destinado a ti, e Deus não quer que vás para lá. Mas se mesmo assim acabares lá, isso será por tua própria culpa, porque rejeitaste a oferta divina do céu e sua salvação. Se apesar disso fores para o inferno, teu caminho passa sobre o Filho de Deus crucificado, que morreu também por ti. Por que não queres aceitá–lo agora na fé?

ONDE É O INFERNO?Procuremos a resposta ainda para outra pergunta: onde é o lago do fogo? Temos que admitir que também sobre isso a Bíblia não nos dá uma resposta certa. Pode ser que seja uma estrela flamejante, distante milhares de anos-luz da Terra. Ou será uma gigantesca cratera de um planeta queimado e fumegante? Não o sabemos. Mas o que sabemos é o seguinte: o lugar de maldição é completamente separado de Deus, o Deus da luz. O Senhor diz: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos ”. E esse lugar é chamado “a negridão das trevas”.

Tenho para mim uma linha teológica particular usando a hermenêutica e conjecturando, de que o inferno é no centro da Terra, baseio-me no que está em Apocalipse 20: 10 e 14 – vs.10 – “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. E no vs. 14 – “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.”

Só se lança para dentro o que pode ser colocado no interior e esse lançar para dentro, tenho para mim que é o interior da Terra. No vs. 10 o diabo foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre e no vs. 14 vê-se o inferno ser lançado para dentro do lago de fogo.

Negridão das trevas
Mas seja onde for o inferno, lá não somente será escuro, mas dominarão as trevas mais profundas. Não haverá lugar que esteja tão distante de Deus, que nem mesmo o menor raio de luz chega a ele. Será um tatear em trevas palpáveis, sem uma centelha de esperança, em eterna separação de Deus, no lugar do qual o Senhor diz: “ali haverá choro e ranger de dentes” (Mt 24.51).

Por que te digo tudo isso? Por que prego sobre o inferno? Por que lembro tudo isso a vocês? E por que repito sempre de novo essas coisas terríveis? Porque amo-te mais do que pensas, e porque eu gostaria que fosses salvo. Deus te ama e anseia que te tornes sua propriedade. Encontro-me sob forte pressão interior, e o grande peso pelos homens ainda não salvos está sobre mim.

Quando um médico sabe que alguém tem uma doença perigosa, e conhece também um medicamento infalível, ele deve ser um diabo se não advertir seu paciente e oferecer-lhe o remédio salvador. Se sei que a agulha foi colocada errada, eu seria um assassino se não levasse o trem a parar de qualquer maneira. Se eu visse tua casa em chamas e soubesse que tu e tua família dormem nela, e não fizesse tudo para acordar-te, que pessoa brutal eu seria! E o que pensarias de mim, um pregador, que tenho a incumbência de advertir os homens a respeito do juízo vindouro, se eu não o fizesse? Se, o medo de me tornar impopular, eu me calasse ao invés de advertir as pessoas: “Apressem-se e fujam da ira vindoura”, não haveria palavras que pudessem descrever minha situação detestável.

Existe um remédio, e aqui está! Justamente onde te encontras, podes ser salvo para sempre, de todo o teu pecado, do juízo e do temor do inferno. Confessa que és um pecador, e crê na Palavra de Deus. Então aceita a salvação, baixando tua cabeça e orando: “Senhor Jesus, eu, um pobre, perdido, pecador, confio em ti quanto posso, que me salves. Aceito-te como meu Salvador, creio que morreste por mim e que ressuscitaste para salvar-me por toda a Eternidade”. Isso é tudo que tens a fazer.



Anônimo - 02/03/2011
O TERRÍVEL FIM DE SATANÁS E DOS SEUS SERVOS
“O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago do fogo e enxofre, onde também se encontram não só a besta como o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos”(Ap 20.10). “Então a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago do fogo... E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago do fogo”. (Ap 20.14-15).

Com essas terríveis palavras do Espírito Santo nos faz saber através de João, o apostolo, como será o terrível fim do diabo e de todos os seus seguidores. Não podemos desculpar nem precisamos defender a revelação divina dessa verdade. Se alguém se ofende com essas palavras, ele tem que haver-se com o Autor da Bíblia, com Deus mesmo.

A Bíblia ensina clara e inequivocamente que existe um céu como morada eterna para os bem-aventurados e ela ensina tão claramente também que existe um inferno eterno para os perdidos. Todos os ramos da igreja cristã, por mais que divirjam nos diferentes questões doutrinárias, concordam neste ponto, que existe uma retribuição eterna. Isso foi aceito desde o princípio em todos os credos das igrejas. Mas realmente é um fato triste que hoje não se prega mais sobre isso em muitas igrejas. Mas podemos verificar que seu credo continua contendo esse dogma, quer o pregador aceite pessoalmente ou não. Mas nessa crença na realidade do inferno não está baseada em qualquer dogma eclesiástico ou em credos religiosos, muito menos em opiniões de certos homens ou em seus sentimentos e impressões, mas única e exclusivamente a iniludível Palavra de Deus.


continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...